quarta-feira, 20 de abril de 2011

A viagem das terras de Além-mar

A viagem das terras de Além-mar
Victor Ciriaco


Velejando estou para as terras longínquas de além- mar
Um local único, inexplorado e inesperado
Não carrego nada ao meu lado em meu barco,
Em minhas mãos e minha mente, apenas carrego vontade e desejo
De pisar no solo das ilhas do sonho, onde a erva verde cresce do solo, onde a vida brota a cada nascer do sol
Onde o som da chuva torrencial que banha a terra me faz adormecer

Preciso ir, preciso chegar
Os mares revoltos se levantam sobre mim por dias e dias
Trovões não cessam a cada segundo atormentador
Porem a cada piscar de olhos posso observar,
As belas ondas quebrando sobre a praia
A vasta imensidão do infinito com suas cores incontáveis

Minha nau é do tamanho de meu sonho, mas sou tão jovem!
Meus braços são fortes e nadarei eternamente se for preciso!
Não sei o que me reserva porém, senhores do mar
Nunca cairei!... Tolo.

Quantas vezes afoguei-me sobre este vasto oceano de angústias,
Sendo levado para longe de minha casa, minha mãe terra
Águas que eternamente me levarão para longe,
Perdão minha mãe, perdoe-me meu pai... Eu não voltar, não posso voltar, não há como voltar.

Levanto-me mais uma vez, abro meus olhos contemplando a manha que se apresenta após a tormenta
O mar sereno me engana com o canto das sereias de minha vida, fazendo-me crer que ainda posso sentir meus pés tocarem as terras brancas mais uma vez,
Agarro-me forte aos destroços de minha nau destruída pelo mar bravío,
Porem, não posso retirar meus sonhos de minha mão,
Guardados em meu coração, selados em minha alma, tudo está
O desejo está vivo a melodia das terras brancas ainda ecoa belamente
Embalando-me em minha doce e implacável viagem

Cruzando, os sete mares do medo e dor
Caçando sonhos, perseguindo estrelas cadentes
Sonhando encontrar um coral de salvação
Mergulhando a cada tempestade e ressurgindo das águas cristalinas a cada brisa

Um mar de lagrimas choro eu a cada vida que passo
Por favor, ventos dos céus, soprem a meu favor
Por favor, areias brancas, aproximem-se de mim

A maré me leva sem destino,
Flutuando sem âncora sobre as terríveis e calmas águas
Não tenho mais força, mas preciso ter
Senhor dos céus, veja o meu martírio
Mostre os sinais das estrelas, mostre me que ainda sonham com a minha chegada

Oh, quanto tempo se passou desde minha partida?
Dias? Meses? Anos?
Eu prometi que chegaria, meu espírito me prometeu,

Há quanto tempo não escuto a silenciosa voz do amor
Aqui, nesse local onde tempo e espaço não existem não há vozes
Não há afago ou sorrisos...
Apenas eu, meus sonhos e meu inimigo mar...

Com meu último suspiro, meu último fôlego,
Largo tudo o que me sustentava, agora nada mais importa
Por muito tempo estive longe, por muito tempo ansiei que os ventos me levariam,

Desisti de acreditar que seria guiado
Mesmo que agora nada mais faça sentido, agora nadarei
Nadarei por meus sonhos, nadarei por minha alma, nadarei por meu coração

Buscando o amor há muito tempo afastado de minhas mãos vou eu
Mar negro, tormentas ferozes, senhores do mar
Nada mais é importante

Meus olhos me enganam?
Sei que não tenho força para chegar, mas há alguém acenando para mim?
 Eu posso ver! Eu posso ver!
Logo eu, um caçador de sonhos vão, uma alma errante em um mundo frio
Vejo um belo vestido branco, cabelos soltos como a relva, pela intocada pelos tempos

Oh minha bela dama, com as belas areias em que você esta, guarde meu sonho que tanto lutei para lhe entregar
Eu fiz tudo o que podia, tudo o que podia... Estou tão longe, eu sei
Mas sei que podes me ver não é?
Não plantei meus pés sobre as areias, porém estou feliz, cheguei ate onde devia
Vi minha vida passar a cada gota d’água que pude contar, vi  quetodos precisamos nadar nosso mar
Afogarmos-nos e ressurgimos a cada manhã,
Caçarmos nossas estrelas, mesmo que não pisemos em nossa terra branca.

Muito obrigado sonhos meus, muito obrigado bela dama
Apenas voar é preciso...

2 comentários:

  1. Linda a poesia, um pouco triste, mas extremamente linda. Parabéns!!!
    Admito que me deu preguiça de ler pelo tamanho, mas valeu a pena. rsrs
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. A viagem das terras de além-mar
    Expressa com grande clareza uma aventura. A aventura do viver.
    Porém não apenas viver, mas acreditar e ter um destino, uma rota a seguir , um dever a cumprir com você mesmo.
    Mostra como é difícil, e gratificante ao mesmo tempo reconstruir a nau dos sonhos, que tem como combustivel o trabalho. Feita de força de espirito e esperança.

    "um coral de salvação" nos faz fixar a atenção no ambiente da poesia. Refere-se á musica divina por ter encontrado o sonho e ao mesmo tempo as pessoas que vão te acolher por ter os mesmos sonhos.

    Como diria Raul

    ”Sonho que se sonha só é só um Sonho que se sonha só. Mas Sonho que se sonha junto é Realidade”

    Praticamente uma Epopéia hahaha.
    Oportunidade única de conhecer o coração de um sonhador.

    ResponderExcluir